segunda-feira, 6 de abril de 2015

Bioquímica na Via Sacra


Você deve estar se perguntando o que a Semana Santa tem a ver com Políticas Sociais e com a Bioquímica. Bem,  não é muito difícil de se ver que há apoio por parte do Estado à maior crença do País. 

Aqui em Parnaíba, por exemplo, na Sexta-feira Santa, ocorreu a encenação da Via Sacra (Paixão de Cristo), que contou com apoio moral e financeiro da Prefeitura e sua superintendência de cultura, no valor de R$100.000,00, incentivando a cultura local e majoritária brasileira no aspecto religioso, além disso, é também uma forma de apoio ao lazer, gerador de bem estar para a população mais carente, a qual não tem tantas condições de arcar com o pagamento de ingressos a estes tipos de espetáculo no setor privado. 


Promove-se ainda a educação e formação de atores, por exemplo, na produção de espetáculos, além de gerar empregos durante todo o planejamento, montagem e desmontagem de eventos.

Mas o que isso tem a ver com bioquímica? Muita coisa!

Durante esses eventos, os expectadores e, até mesmo, os profissionais envolvidos sentem emoções que estimulam o prazer, gerando bem estar, sentimento de paz, de realização, de harmonia, de compaixão e tantos outros sentimentos impossíveis de discriminar neste artigo.

Viagem doida, né? E é... imagina aí como todos esses sentimentos estão envolvidos na produção de bem-estar na vida de uma pessoa.

Hormônios, que são produzidos nestes momentos, podem ter e têm grande valor na vida dos fiéis, e até mesmo dos não fiéis, que podem simplesmente passar por lá. Alguns desses hormônios são:
  • Ocitocina ou Oxitocina - Hormônio do Amor: Existem evidências rigorosamente científicas de que a generosidade, a cordialidade e o amor fraterno são fatores geradores de saúde e longevidade. Muitos estudos têm mostrado que indivíduos que desenvolvem tarefas altruístas, como voluntários em grupos religiosos ou ONGs preocupadas com o bem-estar dos mais necessitados, adoecem menos e vivem mais. A Ocitocina é um hormônio produzido no hipotálamo. Ela inibe dois sistemas importantes, o Sistema Nervoso Simpático (reduzindo a liberação de Noradrenalina e Adrenalina) e a produção de cortisol pelas glândulas suprarrenais. As conseqüências dessa inibição são:
    • dilatação dos vasos sanguíneos,
    • diminuição do trabalho cardíaco,
    • queda da pressão arterial,
    • relaxamento muscular,
    • diminuição da tensão e 
    • sensação de bem-estar
  • Serotonina - Hormônio da Paz: Agir com serenidade, sabedoria, calma, indulgência, benevolência, promovem secreção de Serotonina. …enquanto que agir com ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências, facilitam a secreção de Cortisol, um hormônio corrosivo para as células, que deteriora a saúde e acelera o envelhecimento. Condutas positivas geram atitudes de ânimo, amor, apreço, amizade, aproximação. As condutas negativas pelo contrário geram atitudes de desânimo, desespero, desolação, afastamento. Viver emocionalmente de forma positiva, viveremos mais tempo e melhor, porque o “sangue bom” (muita serotonina e pouco cortisol) é a chave da vida saudável. Viver de forma negativa, pelo contrário, porque o “sangue ruim” (muito cortisol e pouca serotonina) deteriora a saúde, oportuniza as doenças e mais uma vez citando, acelera o envelhecimento.
  • Endorfina - Hormônio do Prazer: Endorfina é um neuro-transmissor produzido na hipófise e liberado para o sangue juntamente com outros hormônios. Endorfina é produzida depois de uma atividade física e quando fazemos algo que nos da prazer, regula a emoção e a percepção da dor, ajuda a relaxar e gera a sensação de bem estar. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões. Efeitos da Endorfina no organismo: 
    • Melhora a memória;
    • Melhora o estado de espírito (bom humor);
    • Aumenta a resistência;
    • Aumenta a disposição física e mental;
    • Melhora o nosso sistema imunológico;
    • Bloqueia as lesões dos vasos sanguíneos;
    • Têm efeito antienvelhecimento;
    • Alivia as dores.

Concluímos, assim, que as politicas sociais que promovem a religião são uma forma de contribuir com a saúde de uma grande parte da população. Acreditamos que o Estado poderia, embora sendo laico, contribuir com outras religiões, promovendo-as por saber que tudo isso é benéfico à população, tendo ou não condições financeiras.

Diante de todas essas ideias e diante do vídeo que segue abaixo, que tal você, independentemente da sua religião, dar um pulinho na igreja essa semana e garantir um pouco de paz, prazer, juventude e  para desopilar um pouco? 



FONTES
  • PARNAÍBA. PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA. . Lançada mais uma edição do Espetáculo da “Paixão de Cristo – Um homem chamado Jesus”. Disponível em: <http://parnaiba.pi.gov.br/phb/lancada-mais-uma-edicao-espetaculo-da-paixao-de-cristo-um-homem-chamado-jesus/>. Acesso em: 06 abr. 2015. 
  • EMOÇÕES que Curam - Química do Bem. Disponível em: <http://bvespirita.com/Emoções Que Curam - Química do Bem (autoria desconhecida).pdf>. Acesso em: 04 abr. 2015. 
  • HORMÔNIOS e a Religião - A mágica dos templos. S.i.: Ibiomovies, 2013. Son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-s3iQmjrcIc>. Acesso em: 04 abr. 2015.